Como medir sem régua

Medir objetos é uma tarefa comum em diversas situações do nosso dia a dia, seja para fins profissionais ou domésticos. No entanto, nem sempre temos uma régua ou uma fita métrica por perto quando precisamos de fazer uma medição. Nesses momentos é útil conhecer técnicas alternativas que nos permitam obter medidas aproximadas de forma fácil e rápida. Neste post conheceremos métodos que fornecem maneiras práticas de fazer medições sem instrumentos de medição convencionais, utilizando recursos simples que estão ao nosso redor. Tome nota!

Mão, dedos esticados, 20 cm

Tem que medir alguma coisa e não tem nem uma régua nem uma fita métrica? Então use a sua mão. Regra geral, do dedo polegar ao dedo mínimo, com os dedos esticados, há 20 cm. Pronto! Já tem um guia para se orientar com as medidas. Muito fácil e útil quando precisamos de uma referência rápida.

Dica extra! Usar objetos de referência é outra maneira simples e eficaz de fazer medições aproximadas sem uma régua ou fita métrica. Por exemplo, se tem uma folha de papel A4 à mão, que geralmente tem dimensões conhecidas de 21 centímetros por 29,7 centímetros, pode usar isso como uma referência para medir outros objetos. Basta alinhar a borda do objeto que quer medir com a borda da folha de papel e contar quantas vezes a borda do objeto cabe na folha. Multiplicando esse número pela dimensão conhecida da folha, pode obter uma estimativa do tamanho do objeto. 

Outros objetos com dimensões conhecidas, como o comprimento do seu sapato ou até mesmo o tamanho do seu telemóvel, podem servir como referências úteis para fazer medições aproximadas em situações do dia a dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário