A diarreia é um problema digestivo que desencadeia movimentos intestinais inadequados e evacuações frequentes, sem consistência nem forma definida, líquidas ou aquosas. Causa algum desconforto e pode durar horas ou até dias. Costuma arruinar os nossos planos, porque nos obriga a passar uma boa parte do dia na casa de banho mas, na verdade, a diarreia é um bom mecanismo de proteção do intestino que, ao detetar um elemento perigoso, procura expulsá-lo rapidamente para evitar que seja absorvido e ponha em risco a estabilidade do organismo.
Na maioria das vezes a diarreia é um problema que se resolve de forma rápida e fácil, bastando algumas medidas como: repouso, hidratação e alimentação leve.
Entretanto, para aliviar os incómodos e acelerar a cura, alguns remédios caseiros, como a conhecida água de arroz, podem ajudar.
Ingredientes
1/2 chávena (chá) de arroz
4 chávenas (chá) de água
Uma pitada de sal
Preparação
Lave o arroz para remover as impurezas. Coloque o arroz lavado numa panela e acrescente a água e a pitada de sal. Deixe ferver por cerca de 20 minutos e, então, coe a mistura e recolha a água.
Utilização
Beba entre 500 ml a 1 litro da água obtida, ao longo do dia. A água de arroz é um remédio caseiro incrível que ajuda a promover a reidratação e alivia a diarreia.
Para uso interno.
Use quando seja necessário.
Porque é que este remédio funciona? Quando temos diarreia, o nosso corpo perde muitos líquidos e eletrólitos, como sódio e potássio. A água de arroz é útil porque o amido presente no arroz ajuda a acalmar e revestir o intestino, o que pode reduzir a frequência e a gravidade das evacuações soltas. Além disso, a água de arroz é uma fonte leve de líquidos, que é importante para evitar a desidratação. Adicionar uma pitada de sal à água de arroz ajuda a repor os eletrólitos perdidos durante a diarreia, ajudando ainda mais na recuperação.
Sugestão: não desperdice o arroz cozido. Use-o para uma refeição ou para preparar arroz doce.
Dica extra! O soro caseiro é uma bebida à base de água, sal e açúcar que ajuda a repor a água e os sais minerais perdidos através da diarreia. Para o preparar, misture 1/2 colher (café) (daquelas bem pequeninas; ou seja, uma pitadazinha) de sal e 1 colher (sopa) de açúcar num copo de água (use água engarrafada). Tome o soro obtido em pequenos goles ou ás colheres, ao longo do dia.
Aviso! Se a diarreia dura mais de 24 horas ou se se apresenta acompanhada de dor abdominal, febre, vómito ou rastos de sangue nas fezes; se sente que a sua boca está muito seca ou acha que está a urinar menos do que devia, procure ajuda médica imediata para um tratamento adequado do problema.
Sem comentários:
Enviar um comentário