Remédio caseiro para a indigestão (má digestão)

A indigestão é um desconforto no estômago causado por dificuldades na digestão dos alimentos. Os sintomas incluem queimação, sensação de plenitude, arrotos e náuseas. Geralmente, resulta da ingestão excessiva de alimentos gordurosos, picantes ou de difícil digestão. Comer muito rapidamente ou stress a mais também contribuem. Felizmente, na maioria dos casos a indigestão é temporária e pode ser aliviada por mudanças na dieta, evitar deitar-se logo após as refeições e pelo uso de remédios caseiros.

A folha de louro é conhecida pelo seu uso culinário como condimento, mas sabia que ela também possui propriedades medicinais e é utilizada há centenas de anos para aliviar a má digestão?

Chá de louro

Ingredientes

1 folha de louro, seca

1 chávena (chá) de água fervente

Preparação

Para preparar o chá basta colocar a folha de louro na água fervente e deixar repousar, fora do lume, durante 5 minutos. 

Utilização 

Retire o louro da água, verta o preparado numa chávena e beba lentamente. O chá de folha de louro tem propriedades carminativas. Isto significa que reduz o inchaço, gases, arrotos, digestão pesada e sensação de indigestão.

Para uso interno.

Use quando seja necessário.

Porque é que este remédio funciona? O louro contém compostos que podem ajudar na redução da formação de gases, aliviar espasmos intestinais e promover a secreção de enzimas digestivas. Isto pode resultar numa digestão mais suave e menos desconforto após a refeição.

Aviso! Pessoas com diabetes, crianças e mulheres grávidas ou a amamentar não devem consumir chá de louro. Além disso, a folha de louro não deve ser ingerida NUNCA pois não é digerida pelo sistema digestivo, permanecendo intacta e podendo perfurar o intestino

Dica extra! O chá de camomila é conhecido pelas suas propriedades calmantes e pode ser benéfico para aliviar a indigestão, já que possui compostos que favorecem a digestão. Para o preparar, adicione uma saqueta de chá de camomila a uma chávena (chá) de água fervente. Deixe em infusão por alguns minutos, retire a saqueta da água e beba devagarinho. Verá o alivio!

Aviso! Se o problema persistir é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde para avaliar outras possíveis causas e orientar o tratamento adequado.

Sem comentários:

Enviar um comentário