A crosta láctea é uma condição comum e inofensiva que afeta muitos bebés, especialmente nas primeiras semanas de vida. Carateriza-se pelo aparecimento de escamas ou placas amareladas e oleosas no couro cabeludo, que se assemelham a caspa. Apesar do seu aspeto, a crosta láctea não causa desconforto, dor ou comichão ao bebé. A sua causa exata não é completamente compreendida, mas acredita-se estar relacionada com a produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, influenciada pelas hormonas da mãe transmitidas durante a gravidez. A crosta láctea normalmente desaparece sozinha sem necessidade de tratamento, embora a limpeza suave do couro cabeludo possa ajudar a remover as escamas mais facilmente.
Tratar a crosta láctea com óleo para bebé
Faça assim: escolha um óleo suave (na sua farmácia habitual) e seguro para a pele sensível do bebé.
Com o couro cabeludo seco, coloque uma pequena quantidade do óleo escolhido nas suas mãos e, em seguida, aplique-o suavemente no couro cabeludo do bebé. Faça movimentos circulares suaves para cobrir todas as áreas afetadas pela crosta láctea.
Deixe o óleo agir durante cerca de 15 minutos. Isto ajudará a amolecer as escamas, facilitando a sua remoção.
Enquanto espera, mantenha o bebé confortável (e sempre acompanhado, claro).
Após o tempo de espera, use uma escova muito suave para escovar delicadamente o couro cabeludo, removendo as escamas que se soltaram. Não force as crostas que não se soltarem facilmente.
Depois de remover as escamas lave o cabelo do bebé com um champô suave para remover o excesso de óleo e qualquer resíduo. Enxague bem para garantir que não ficam restos.
Finalmente, seque o cabelo do bebé suavemente com uma toalha macia, sem esfregar com força.
Este processo permitirá que, aos poucos, a crosta láctea vá desaparecendo, sem voltar a aparecer.
Dica extra!
Tratar a crosta láctea com água morna e compressa: aqueça um pouco de água até que fique morna, mas não quente. A temperatura deve ser confortável ao toque, ideal para a pele sensível do bebé. Mergulhe uma compressa ou um pequeno pano macio na água morna. Certifique-se que a compressa esteja molhada, mas sem pingar. Coloque a compressa morna sobre o couro cabeludo do bebé, cobrindo as áreas com crosta láctea. Deixe a compressa sobre o couro cabeludo por 5 a 10 minutos, para ajudar a amolecer as escamas. Enquanto espera, mantenha o bebé confortável e acompanhado. Após o tempo de espera, retire a compressa e, com uma escova macia, escove o couro cabeludo do bebé com movimentos suaves para remover as escamas que se soltaram. Não force as crostas que ainda estiverem muito presas. Se desejar, pode lavar o cabelo do bebé com um champô suave após o processo, mas isto não é sempre necessário. Seque o couro cabeludo com uma toalha macia, fazendo movimentos delicados. Este método pode ser repetido uma ou duas vezes por semana, até que as escamas comecem a desaparecer.
Aviso! Se os métodos caseiros não resolverem, é importante falar com o pediatra. Ele pode avaliar se há algum problema subjacente e sugerir o tratamento adequado.
Sem comentários:
Enviar um comentário