As feridas leves são pequenos cortes ou arranhões na superfície da pele. Geralmente são fáceis de cuidar em casa pois precisam apenas de lavagem e vigilância. Veja como fazer.
Antes de iniciar o tratamento, lave bem as mãos com água e sabão. Também depois.
Em seguida, lave a ferida sob água corrente para arrastar a sujidade. Faça-o do centro para as extremidades para evitar a entrada de germes na ferida.
Após a lavagem, seque a zona com uma toalha limpa (que não solte pelos) ou com uma compressa.
Se possível, desinfete a ferida com uma solução antisséptica adequada (deverá tê-la no seu kit de primeiros socorros).
As feridas pequenas e superficiais não precisam de proteção. Deixe-as cicatrizar ao ar. Mas se por acaso se localizarem numa zona de atrito frequente, pode protegê-las com um penso rápido. Se o fizer, tenha cuidado para não deixar a parte adesiva do penso sobre a ferida. E lembre-se de mudar o penso diariamente ou sempre que ficar molhado ou sujo.
Após a cicatrização tenha o cuidado de manter a zona bem hidratada e protegida do sol para um bom resultado estético.
Para uso externo.
Use quando seja necessário.
Aviso! Apenas se consideram aqui feridas pequenas e superficiais.
Se lhe parecer que a ferida tem mau aspeto ou se se localiza no rosto ou outros lugares sensíveis, procure cuidados médicos ou de enfermagem.
Dica extra! A calêndula, devido à sua ação antisséptica e cicatrizante, é muito eficaz como remédio caseiro para curar feridas. Numa chávena (chá) com água a ferver deite 1 colher (chá) de calêndula (em lojas de produtos naturais). Tape e deixe repousar durante 15 minutos. Coloque uma gaze num coador de malha fina e coe a mistura. Use o líquido obtido para lavar a zona da ferida. A calêndula fará com que a pele afetada tenha uma recuperação mais rápida e eficaz.
Porque é que este remédio funciona? A calêndula possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e cicatrizantes, ajudando a reduzir a inflamação, prevenir infeções, estimular a cicatrização, hidratar a pele e reduzir cicatrizes. No entanto, lembre-se: é sempre importante fazer um teste de alergia numa pequena área da pele antes de usar qualquer novo tratamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário