Se lhe dói a garganta, ache alívio com os remédios caseiros que encontra a seguir.
Dizemos que nos dói a garganta quando sentimos desconforto na zona do pescoço, uma sensação de garganta arranhada, incómodos ao engolir ou ao falar e, às vezes, a voz áspera. Apesar de a maioria das dores de garganta desaparecerem após alguns dias, são muito incómodas enquanto duram. Felizmente, existem alguns remédios naturais que podem ajudar-nos a aliviar a dor de garganta rapidamente. Tome nota.
Ingredientes
Água
Passas de uva
Tâmaras secas
Figos secos
Mel
Preparação
Para suavizar a garganta e evitar a afonia, aplique este doce remédio. Consiste em deitar, num litro de água, um punhado de passas de uva, outro de tâmaras secas e outro de figos secos (25 gramas de cada um destes ingredientes, aproximadamente). Ferva a mistura durante meia hora, em lume brando. Após o tempo, retire do lume, deixe amornar, coe o preparado e adoce a gosto com mel.
Utilização
Beba 1 chávena do líquido obtido, três vezes por dia. É um chá de fruta seca, muito agradável e doce, que lhe aliviará os incómodos. E, já sabe, o mais importante é descansar, relaxar e dar ao seu corpo tempo suficiente para se recuperar.
Para uso interno.
Use quando seja necessário.
Porque é que este remédio funciona? As passas de uva contêm antioxidantes e compostos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a inflamação na garganta, além de fornecerem energia e nutrientes essenciais. As tâmaras, ricas em vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina B, potássio e ferro, têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a aliviar a dor de garganta. Os figos também são uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo cálcio, potássio e magnésio, que fortalecem o sistema imunitário e ajudam na recuperação da dor de garganta. Finalmente, o mel possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias naturais, que ajudam a reduzir a irritação e o desconforto na garganta, além de formar uma camada protetora que acalma a área afetada.
Dica extra! Além de muito agradável, a aplicação de uns panos quentes pode melhorar a circulação na garganta e ajudar a que esta se desinflame.
Humedeça um pano com água quente, escorra-o e coloque-o sobre a garganta (lado de fora, sobre o pescoço, claro) para que faça efeito.
O calor fará que os vasos sanguíneos de dilatem e ajudará a relaxar os músculos, o que reduzirá a dor.
Sem comentários:
Enviar um comentário