As hemorragias nasais tendem a ocorrer nos momentos mais inoportunos e a perda repentina de sangue pelo nariz pode ser embaraçosa e preocupante, especialmente porque uma pequena quantidade parece litros quando empapa lenço após lenço. Mas não se assuste. Felizmente, na maioria das vezes, o sangramento nasal não é um problema grave e só precisa de aplicar algumas soluções caseiras simples para o conseguir parar em apenas alguns minutos.
Mas porque deitamos sangue pelo nariz?
O stress, a exposição ao sol, um espirro violento, assoar o nariz repetidamente ou com muita força, o ar muito seco que resseca as vias nasais deixando-as mais sensíveis... enfim, como vê, são várias as causas que podem explicar um pequeno sangramento nasal.
E como agir em caso de sangramento nasal?
- Primeiro que tudo, mantenha a calma.
- Sente-se direita e incline-se ligeiramente para a frente (para que o sangue não escorra para a garganta).
- Com o indicador, pressione a narina afetada e mantenha a pressão por alguns minutos (enquanto isso, auxilie a respiração respirando também pela boca; afinal não pode ficar sem respirar!).
- Verifique se o sangramento parou. Se não tiver parado, repita a operação uma vez mais.
Quando o sangramento estiver controlado, não coce ou assoe o nariz e nas horas seguintes não se baixe. Mantenha a cabeça mais alta do que o coração para evitar novo sangramento.
Porque é que este remédio funciona? Quando pressionamos a narina afetada durante um pequeno sangramento nasal, estamos basicamente a apertar o local onde o sangramento está a acontecer. Isto ajuda a reduzir o fluxo de sangue e estimula o corpo a formar um coágulo para parar o sangramento mais rapidamente. É como dar um "aperto" no vaso sanguíneo afetado para o fazer parar de sangrar.
O remédio da avó: gelo contra o sangramento nasal
Sem dúvida, a aplicação de gelo é das soluções mais eficazes para parar uma hemorragia nasal. Envolva umas pedrinhas de gelo num pano suave, aplique-o sobre o nariz e espere alguns minutos. Repita se achar necessário. O frio contrairá os vasos sanguíneos e parará o sangramento.
Para uso externo.
Use quando seja necessário.
Cuidado! Nunca coloque gelo diretamente na pele, pois o frio intenso pode queimá-la. Envolva primeiro os cubos de gelo num pano suave ou numa toalhinha.
Se não tiver gelo à mão, basta humedecer uma toalhinha com água fria e aplicá-la. É igualmente eficaz.
Dica extra! A acidez do limão ajuda a parar o sangramento nasal. Pode aplicar na narina afetada um algodão embebido em sumo de limão (diluído em água) ou em vinagre de sidra (também diluído em água). O que tiver mais à mão.
Conselho: em dias particularmente secos, besunte o interior das narinas com um pouco de vaselina. Assim elas permanecerão sempre húmidas.
Aviso! Tenha em conta que estas dicas são válidas para um sangramento nasal leve, pouco abundante e sem qualquer outra manifestação física. Consulte o médico imediatamente se:
- O sangramento continua apesar das ações realizadas.
- Ocorre após uma queda, uma pancada na cabeça ou um soco no nariz, por exemplo.
- Se sofre de tensão alta.
- Se é acompanhado de dores de cabeça e vómitos.
Deve também procurar ajuda médica se sangra do nariz frequentemente.
Sem comentários:
Enviar um comentário