Em caso de engasgamento (ligeiro)

De vez em quando alguém se engasga porque uma pequena migalha ou um simples gole de bebida "vão pelo lugar errado". Estes engasgamentos (ligeiros) são comuns e acidentais e geralmente terminam com um pouco de tosse, sufoco e um pingo de água para pôr fim ao mau bocado.

Em caso de engasgamento (ligeiro)...

Copo água
... não permita que lhe dêem pancadas nas costas. Este costume, tão enraizado, pode ser perigoso, já que as pancadas podem impedir a saída do ar e agravar ainda mais o problema. Nestes casos, o melhor é tossir a gosto até que a crise passe e só então beber um pouco de água, muito lentamente. Fica a dica!

Use quando o engasgamento for leve.

Porque é que este remédio funciona? Tossir é uma resposta natural do corpo para tentar desalojar qualquer alimento que esteja a causar o engasgamento. E depois de a pessoa tossir e a crise passar, beber água lentamente ajuda a acalmar a garganta irritada e a eliminar qualquer vestígio de alimento que possa ter ficado na garganta ou na boca. É importante beber lentamente parta evitar engasgar-se novamente. Assim, o remédio funciona combinando a resposta natural de tossir com a ingestão cuidadosa da água para garantir a segurança e o conforto da pessoa.

Dica extra! Para prevenir o engasgamento, evite consumir alimentos muito duros e difíceis de mastigar; corte bem os alimentos; mastigue bem antes de engolir; coloque pouca quantidade de comida na boca e não fale e coma ao mesmo tempo.

Aviso! Pequenos engasgamentos são frequentes e felizmente quase sempre se resolvem sozinhos. Mas se suspeita que o engasgamento é grave, chame imediatamente socorro apropriado e informe da gravidade da situação.

E lembre-se: em caso de engasgamento, não se afaste da vista das pessoas à sua volta. Quem faz isto para manter a compostura pode vir a encontrar-se sem ajuda se por acaso o engasgamento se agrava em vez de resolver-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário