Muitas mulheres experimentam náuseas nos primeiros meses de gravidez. Caraterizadas por uma sensação de enjoo e, ás vezes, vómitos, estas náuseas geralmente devem-se ás mudanças hormonais, especialmente ao aumento dos níveis de hCG (gonadotrofina coriónica humana, a hormona da gravidez que é essencial para ajudar o corpo da mulher a prosseguir com a gestação). Embora possam ocorrer a qualquer momento do dia, são mais frequentes pela manhã, e apesar de desconfortáveis, as náuseas da gravidez não põem em risco a mãe ou o bebé. E a boa notícia é que existem alguns remédios caseiros que permitem controlá-las, sem afetar o bem-estar da gestação. Então, não sofra mais!
Ingredientes
Bolachas de água e sal
Utilização
Para acalmar as náuseas e o enjoo que costumam sofrer-se durante os primeiros meses de gravidez, nada melhor que as bolachas de água e sal. Mantenha bolachas de água e sal na sua mesa de cabeceira e coma pelo menos uma assim que acordar. Deixe passar alguns minutos e levante-se lentamente. Graças ás bolachas, terá um dia sem transtornos.
Não existe uma explicação científica de porquê os alimentos secos como as bolachas (ou as tostas ou os cereais secos) ajudam a reduzir as náuseas da gravidez, mas fazem-no.
Use quando seja necessário.
Porque é que este remédio funciona? Provavelmente porque as bolachas de água e sal são um alimento seco e salgado que pode absorver o excesso de ácido gástrico no estômago, reduzindo assim a sensação de náusea. Além disso, comer algo leve logo pela manhã, ao acordar, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que também pode contribuir para diminuir as náuseas.
Dica extra! Os sabores ácidos ajudam a reduzir as náuseas e vómitos, principalmente quando existe muita produção de saliva. Chupar limão, beber água com rodelas de limão, uma limonada ou comer rebuçados de limão (sem açúcar) pode ser benéfico e proporcionar alivio. Experimente!
Aviso! Consulte sempre o seu médico antes de usar qualquer remédio, mesmo caseiro, durante a gravidez.