Chá para diminuir o fluxo menstrual excessivo

Quando se trata de encontrar alívio para o fluxo menstrual excessivo, a resposta pode estar mais próxima do que imagina - numa fruta que é também um símbolo de fertilidade: a romã. O chá feito a partir dos bagos desta fruta pode ser um aliado valioso para regular o ciclo menstrual e reduzir o desconforto associado ao fluxo excessivo.

Romã, bagos de romã
 Ingredientes

1 chávena (chá) de água

2 colheres (sopa) de bagos de romã

Preparação

Ferva a água e coloque numa chávena. Acrescente os bagos de romã (levemente triturados) à chávena com a água acabada de ferver, tape e deixe repousar durante 15 minutos. Depois, coe a mistura através de um coador de malha fina.

Utilização

Beba o chá obtido. Além de saudável, também é saboroso e eficaz!

Para uso interno.

Use quando seja necessário.

Porque é que este remédio funciona? O chá de bagos de romã contém taninos, que têm propriedades adstringentes que ajudam a contrair os tecidos e reduzir o sangramento; e antioxidantes que diminuem a inflamação no útero. Além disso, ajuda a equilibrar as hormonas e fortalece as paredes do útero, proporcionando um ciclo menstrual mais regular e aliviando sintomas como cólicas. É uma opção natural interessante para mulheres que procuram regular o excesso de menstruação de forma simples e eficaz.

Mas, lembre-se: é importante e fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo tratamento, especialmente quando há preocupações especificas de saúde e/ou se estão a usar medicamentos.

Dica extra! Uma outra opção simples e caseira para regular o excesso de menstruação é o chá de amoras. Leve 250 ml de água ao lume. Mal ferva, junte 100 g de amoras maduras, deixando ferver novamente. Retire do lume e esmague as amoras com o auxílio de uma colher. Coe tudo por um coador fino e adoce a gosto. Deixe arrefecer e acompanhe com algumas amoras maduras.

A amora tem propriedades adstringentes e tónicas uterinas, que podem ajudar a tonificar o útero e regular o fluxo menstrual excessivo. Além de proporcionar outros benefícios para a saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário