Chá de gengibre e canela: uma bebida para o tempo frio

É inevitável: chega o outono, os dias tornam-se mais cinzentos, aparece a chuva e o frio aumenta. É preciso puxar pelos agasalhos para nos mantermos quentes. Mas não apenas. Quando o termómetro desce, uma boa maneira de manter a temperatura corporal e um bom nível de hidratação é beber chá quente ao longo do dia. E se esse chá for feito com plantas estimulantes como o gengibre e a canela, ainda melhor. Prepare-se para ter um outono/inverno quentinhos com uma boa chávena ao seu lado!

Chá gengibre

Ingredientes

1 chávena (chá) de água

2 rodelas de gengibre fresco (descascado)

1 pau de canela

Mel (opcional)

Preparação

Leve a água ao lume e, mesmo antes de começar a ferver, acrescente as rodelas de gengibre. Deixe levantar fervura e apague o lume. Junte então o pau de canela, deixe repousar durante 10 minutos e coe.

Utilização

Adoce com mel, para obter uma dose extra de energia, e beba este chá ainda quentinho. O gengibre é antioxidante, anti-inflamatório, fortalece o sistema imunitário e evita as constipações. A canela provoca um aumento da temperatura corporal e melhora o nosso estado de ânimo. O mel contém vitaminas e minerais que permitem regular a temperatura do corpo. Juntos, estes três elementos convertem uma simples chávena de água fervente num delicioso chá que cuida, hidrata e combate o frio.

Para uso interno.

Beba quando tiver frio. Ou quando quiser.

Porque é que este remédio funciona? O gengibre, conhecido pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, fortalece o sistema imunitário e oferece uma sensação de calor ao corpo, perfeita para os dias frios. A canela, além das suas propriedades antioxidantes, melhora a circulação sanguínea, ajudando a manter o corpo aquecido. O mel, com as suas propriedades antibacterianas e calmantes para a garganta, não só adoça o chá, mas também alivia os sintomas de resfriados e constipações. Juntos, estes ingredientes hidratam o corpo, combatem infeções, proporcionam calor e aliviam desconfortos associados a resfriados, tornando o chá de gengibre e canela uma escolha reconfortante e eficaz durante os dias mais frios. 

Dica extra! Quando a temperatura baixa sempre apetece uma bebida quente e com um toque doce. O melhor plano para um dia de frio é sem dúvida ficar no sofá a ver um filme e a bebericar uma rica infusão. O funcho é perfeito para combater a sensação de frio e, além disso, favorece a digestão. Mergulhe 1 saqueta de chá de funcho numa chávena (chá) de água fervente e deixe repousar durante 5 minutos. Retire a saqueta da água, acrescente uma colherzinha de mel e tome. O funcho tem um sabor naturalmente doce e aromático. Muito agradável!

Acabar com os soluços: truque caseiro

Buh! De certeza que quando tem soluços há sempre alguém por perto para lhe pregar um valente susto. Sem dúvida, este é o remédio mais conhecido  - e pouco, ou nada, eficaz - para acabar com os soluços, mas... se quer mesmo acabar com eles, continue a ler.

Temos soluços porque o ar passa de forma rápida e involuntária pelas cordas vocais que, com a vibração, produzem o caraterístico som "hic". Os soluços são inofensivos e acabam por desaparecer após alguns minutos. Mas se já não suporta soluçar nem mais um instante e precisa de fazer alguma coisa para acabar com o martírio, aqui tem o truque definitivo.

Açúcar e vinagre

Ingredientes

1 colher (sobremesa) de açúcar

Umas gotas de vinagre 

Preparação

Encha uma colher (sobremesa) de açúcar e verta em cima do açúcar umas gotinhas de vinagre.

Utilização

Coloque a mistura obtida na boca e deixe que se dissolva. Depois, engula. Pronto! O sabor do açúcar com o vinagre distrairá momentaneamente a sua mente e ajudará a acabar com os soluços.

Para uso interno.

Use quando seja necessário. 

Porque é que este remédio funciona? O mecanismo exato pelo qual este remédio funciona não é totalmente compreendido, mas acredita-se que o açúcar pode estimular os nervos na garganta, ajudando a interromper os impulsos nervosos que desencadeiam os soluços; enquanto o vinagre pode ajudar a interromper os espasmos do diafragma, que são a causa dos soluços, proporcionando alívio rápido e eficaz. Juntos, estes ingredientes trabalham para proporcionar alívio imediato dos soluços, oferecendo uma solução simples e acessível para este desconforto tão comum.

Dica extra! Coloque uma colher de mel (ou de nutella) na boca, deixe dissolver durante 10 segundos e, então, engula lentamente. O mel acalmará o nervo que provoca os soluços.  

Aliviar a dor de estômago: remédio caseiro

A dor de estômago é um incómodo comum e as suas causas são diversas: alimentos muito gordurosos ou apimentados, alimentos ou bebidas que "não caem bem" no estômago, comer em excesso ou muito depressa, stress... Felizmente existem remédios caseiros que podem proporcionar alivio e ajudar a acalmar o mal-estar do estômago de forma natural. Estes remédios têm sido usados durante gerações e têm demonstrado ser eficazes.

Os árabes dizem que a tâmara tem tantos usos como dias tem o ano. E têm razão. Este delicioso fruto é, além de um regalo para o paladar, um bom remédio caseiro muito útil em casos de falta de energia e convalescença. A água de tâmaras é também um excelente remédio rápido contra a dor de estômago. Veja como prepará-la!

Água de tâmaras

Ingredientes

1 copo de água (à temperatura ambiente)

2 tâmaras

Preparação

Deite as tâmaras na água e deixe repousar a mistura durante 10 minutos.

Utilização

Após os 10 minutos, beba a água resultante (não deite fora as tâmaras demolhadas; guarde-as no frigorífico, tapadas, e aproveite-as noutra receita). A água de tâmaras ajuda a digestão e faz com que os alimentos processados deslizem melhor pelo intestino. Encontrará alivio em poucos minutos.

Para uso interno.

Use quando seja necessário.

Porque é que este remédio funciona? Beber a água onde as tâmaras foram demolhadas pode trazer benefícios para a dor de estômago devido às propriedades calmantes e digestivas das tâmaras. Durante o processo de demolhar, os nutrientes e compostos benéficos das tâmaras infundem-se na água, criando uma bebida suave e nutritiva. Essa água pode ajudar a acalmar o estômago irritado, fornecendo hidratação e nutrientes essenciais, como fibras, potássio e magnésio, que são conhecidos por promover a digestão saudável e aliviar a dor abdominal. Além disso, o processo de demolhar pode ajudar a libertar substâncias antioxidantes das tâmaras, que podem ter efeitos anti-inflamatórios e protetores para o sistema digestivo.

Dica extra! A camomila é a rainha indiscutível quando se trata de incómodos do estômago. A infusão de camomila relaxa o estômago e ajuda a melhorar o processo de digestão de forma natural, se a tomarmos antes e depois de comer. Mergulhe 1 saqueta de chá de camomila numa chávena (chá) de água fervente. Deixe repousar durante 3 minutos e desfrute. 

Aviso! É importante ter em conta que os remédios caseiros aqui mencionados são adequados para o alivio de sintomas leves e ocasionais de dor de estômago. Se a dor persiste ou piora é fundamental procurar ajuda médica para um diagnóstico adequado e um tratamento específico.

Aliviar o nariz entupido

O cheirinho de um café acabado de fazer, o perfume das flores do campo, o aroma da menta acabada de colher... reconhece essa sensação de querer respirar e... ups! o seu nariz não deixa passar o ar?! É um dos sintomas mais comuns da constipação e causa incómodos para respirar, para falar e até para dormir. 

Felizmente, na maioria dos casos, a congestão nasal desaparece por si só após alguns dias, mas existem remédios caseiros que podem ajudá-la a desentupir o nariz e a sentir-se melhor. Que flua o ar!

Banana mel

Ingredientes

3 colheres (sopa) de banana esmagada

3 colheres (sobremesa) de mel

Preparação

Misture bem os dois ingredientes e guarde o preparado obtido, tapado, no frigorífico.

Utilização

Consuma a mistura ao longo do dia, em três vezes. Não encontrará remédio caseiro mais doce, saboroso e eficaz!

Para uso interno.

Use quando seja necessário.

Porque é que este remédio funciona? As bananas são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunitário, auxiliando na recuperação mais rápida de infeções virais, como resfriados, responsáveis pelo nariz entupido. Além disso, as bananas contêm potássio, um eletrólito que ajuda a regular o equilíbrio de fluídos no corpo, contribuindo para a redução da congestão nasal. O mel é conhecido pelas suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação na garganta e reduzir a produção de muco. Quando combinado com bananas, que são naturalmente suaves e fáceis de digerir, o mel ajuda a revestir a garganta e proporciona alívio do nariz entupido. Além disso, o aroma do mel pode ajudar a abrir as vias respiratórias, facilitando a respiração durante a congestão nasal.

Cuidado! O mel está totalmente contraindicado para os bebés no seu primeiro ano de vida, já que pode conter esporos da bactéria que provoca o botulismo, uma doença grave.

Dica extra! Relaxe com uma compressa morna. Quando temos o nariz entupido é muito importante manter as vias nasais húmidas. Humedeça uma toalhinha com água morna e, depois de assoar o nariz, aplique-a sobre o nariz e a testa. Repita o tratamento várias vezes ao dia. Isto ajudará a aliviar a congestão nasal e a deter o pingo do nariz.  

Baixar o colesterol: remédio caseiro

Quando em excesso, o colesterol mau (LDL) favorece a formação de placas de gordura nas artérias, dificultando a circulação do sangue e aumentando o risco de doenças do coração. Pode ser desencadeado por hábitos alimentares incorretos, obesidade e falta de atividade física. 

Para baixar o mau colesterol, evite os alimentos que contêm gorduras saturadas, parcialmente hidrogenadas ou trans; troque as gorduras saturadas pelas gorduras insaturadas provenientes, por exemplo, de azeite, frutos secos, peixe e abacate; e faça exercício físico. Caminhar, andar de bicicleta ou nadar reduzem o colesterol mau ou LDL e aumentam o colesterol bom ou HDL, que elimina a gordura das artérias e protege o coração.

Alguns remédios caseiros também podem ajudá-la a baixar o mau colesterol de forma natural. Veja!

Água de aveia

Ingredientes

1/2 litro de água

1 colher (sopa) de flocos de aveia

Preparação

Num recipiente, coloque a água e os flocos de aveia e leve ao lume para ferver durante 5 minutos. Depois cubra o recipiente e deixe repousar outros 5 minutos. Em seguida, coe a mistura e consuma a água obtida.

Utilização

As fibras presentes na aveia dissolvem as gorduras más que entopem as artérias e facilitam a eliminação desses elementos prejudiciais. Anime-se a preparar esta deliciosa bebida e beba-a adoçada com um pingo de mel a qualquer hora do dia.

Para uso interno.

Use quando seja necessário.

Porque é que este remédio funciona? A aveia é uma excelente fonte de fibras solúveis, especialmente beta-glucana, que demonstrou ter efeitos positivos na redução dos níveis de colesterol LDL, conhecido como "colesterol mau". A beta-glucana atua formando um gel no trato digestivo, que ajuda a reduzir a absorção de colesterol no sangue. Além disso, a água de aveia contém antioxidantes, como a vitamina E e polifenóis, que combatem os radicais livres e reduzem a inflamação, promovendo a saúde cardiovascular. Consumir água de aveia pode fazer parte de uma estratégia geral de alimentação saudável para gerir os níveis de colesterol e promover a saúde do coração.

Dica extra! O gengibre é um condimento que acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura corporal. Nessa queima de gordura, o colesterol mau também diminui. Numa caçarola, coloque uma chávena (chá) de água, 1/2 colher (chá) de gengibre fresco ralado, 1 fatia de limão e 1 colher (chá) de mel e leve ao lume até começar a ferver. Então, retire do lume, coe, deixe amornar e tome. Simples assim!